Largo Vitorino Damásio / Praça S. João de Brito
Junta de Freguesia da Estrela
Lisboa
Alexander Simões+José Laranjeira
61,6+ 92,4 m2
Concurso Público
2017
Criar um espaço público de referência, com uma identidade própria identificada pelo dinamismo cultural e empresarial, num local seguro e promotor de inclusão social.
DINÂMICAS URBANAS
Este polo de restauração e a sua esplanada pública permitem a realização periódica de festivais de street food, com a apresentação de diferenciadas ofertas culinárias, pela adição pontual de “equipamentos nómadas” existentes na cidade. Permite também a sua participação anual nas Festas da Cidade, pela adição de equipamentos culturais e de diversão.
RACIONALIDADE CONSTRUTIVA
Reutilização de um sistema estrutural de custo reduzido, com dimensão e forma convenientes (conteiner 20”), permite o suporte em apenas dois apoios no solo. Uma forra de madeira reciclada confere textura e unidade do conjunto. O interior é fornecido com revestimento primário e infraestruturas de fornecimento de água e drenagem, ficando o tratamento do espaço de trabalho e equipamentos a cargo dos concessionários. Potencia-se a captação energética solar (fotovoltaico e térmica) para consumo local e fornecimento numa rede de distribuição comum a todos os módulos de restauração.